Paulo errou ao dizer que estaria vivo na 2ª volta de Jesus?

200

Receba nossas dicas bíblicas.

“… depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

1ª Tessalonicenses 4:17-18

Para que não haja nenhuma sombra de dúvida, é necessário questionarmos se não há algum problema de tradução. Se não seria um erro do tradutor que trouxe o texto para a lingua portuguesa. Para esclarecermos isso, vou trazer uma transcrição do texto original (Texto majoritário) do Novo Testamento e uma tradução literal. Linha por linha, palavra por palavra.

Como é possível perceber na tradução literal (não vamos nesse momento nos prendermos a uma tradução mais profunda), o autor original usou de fato o pronome “nós”. Não só isso, em seguida, no primeiro verbo, ele se inclui novamente usando a expressão “sobrivermos / restarmos”. Dúvidas não restam quanto a isso. Paulo, o reconhecido autor da 1ª carta aos Tessalonicenses  fez questão de se incluir dentro do contexto da segunda volta do nosso Senhor Jesus Cristo. Ora, mas todos sabemos que isso não ocorreu. A igreja ainda ministra “Maranata, ora vem, Senhor Jesus”. Paulo errou?

Existem duas prováveis explicações para esse texto.

1ª) Paulo realmente acreditava que Jesus voltaria enquanto ainda ele ainda estivesse vivo.

Paulo, um dos homens mais usados por Deus para escrever o novo testamento. Apóstolo dos gentios. Nunca deixou de ser um homem. Precisamos discernir, na nossa interpretação bíblica, o que é a vontade divina revelada e o que é informação do autor humano. Lembremo-nos de que há outros textos que provam isso. Ninguém acha correto imitar por exemplo os erros de Davi. Pedro também errou e foi chamado à atenção justamente por Paulo por haver divisões na igreja a respeito no tratamento das viúvas de origem judia x origem gentia.

Creio eu que nesse texto o apóstolo Paulo expressou um desejo pessoal ao profetizar a segunda volta do cordeiro de Deus.

2ª) Ele utilizou um recurso linguístico

Paulo não sabia quando Jesus retornará. Somente o pai sabe disso.

Rodrigo Cantanhede Apple co-founder

É comum em discursos a inclusão do orador no próprio texto por motivo de ênfase. Lembremo-nos de que ninguém sabe o dia e nem a hora ” Mas daquele dia ou daquela hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão só o Pai. Marcos 13:32.” Portanto, Paulo também não sabia. Quando ele se incluiu na profecia, entre aqueles que estariam vivos no retorno de Jesus, ele provavelmente fez isso para demonstrar a real essência da sua mensagem: Jesus retornará em algum momento da vida do ser humano neste mundo. 

Longe de mim querer tentar ser o dono da verdade, mas acredito firmemente no que escrevi. Caso tenha alguma opinião a favor ou contra, compartilhe. A paz.

 

Receba nossas dicas bíblicas.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

2 + 1 =