O que é teologia bíblica

47

Receba nossas dicas bíblicas.

 

A teologia é uma área de estudo que busca compreender a existência de Deus e seus princípios. O estudo teológico possibilita também analisar as religiões em seu contexto histórico bem como auxiliar na interpretação de fatos bíblicos.

Funções de um teólogo:

O teólogo deve se dedicar ao estudo das religiões, entendendo e analisando a sua influência no meio da sociedade. O teólogo estudará as tradições bíblicas, além de interpretar os textos da bíblia.

Ao aprender teologia é possível entender como é a relação de Deus com os homens em geral, além de adquirir conhecimentos dos fatos históricos que estão descritos na bíblia.

A teologia pode ser dividida em categorias, como descritas a seguir:

  • Teologia baseada por época, que engloba estudos das teologias patrística, medieval, contemporânea e reformada.
  • Teologia baseada por ponto de vista, que inclui a teologia rabínica, joanina, petrina, tiaguina, paulina, católica, luterana, calvinista e arminiana.
  • Teologia baseada por ênfase que englobam a teologia sistemática, bíblica, exegética, apologética, pastoral, histórica e moral.

Vamos entender no seguinte artigo, sobre o que é teologia bíblica bem como os seus princípios básicos.

A teologia bíblica

Este tipo teológico estuda a bíblia e organiza as conclusões obtidas em várias divisões e áreas de estudo. Na teologia bíblica partimos de um ponto específico para um ponto em geral, estudando desde a criação do homem e percorrendo desdo antigo testamento até o novo testamento.

A teologia bíblica se divide basicamente como descrito a seguir:

Teologia Bíblica do Antigo Testamento: Aqui os estudos se apoiam nas profecias reveladas no antigo testamento, que previam a chegada de Jesus Cristo, o Messias.
Teologia Bíblica do Novo Testamento: Estuda a trajetória de Jesus e os princípios deixados para as igrejas.

O fundamento da Teologia Bíblica é construir um estudo teológico a partir das Escrituras, de forma indutiva, sem depender das categorias existentes na teologia Sistemática.

Aspectos:

A fonte de dados da teologia bíblica é o cânon das escrituras. A sua metodologia é exegética e teológica; A teologia bíblica é organizada de forma conceitual, tópica e história. A sua hermenêutica (técnica para interpretar textos bíblicos) é descritiva e normativa.

Resumo Histórico:

A teologia bíblica possui raízes na Reforma Protestante. A sola Scriptura foi o ponto inicial da reforma protestante, originando a teologia exegética.

Maior parte dos estudiosos acreditam que o início da teologia bíblica se deu a partir da palestra do professor Johann Philipp Gabler na Universidade de Altdorf, no período de 1787, este professor defendia as distinções entre teologia do novo e antigo testamento. Com base nos princípios de Gabler, surgiram os primórdios da teologia bíblica.

Questões que Teologia Bíblica precisa lidar:

A teologia bíblica enfrenta uma série de questões. O teólogo que estuda essa linha precisa ter essas questões em mente. São tópicos importante que a teologia bíblica não poderá omitir-se:

Relação entre os testamentos: É possível uma teologia do antigo testamento independente do novo testamento? Qual é o tipo de relação que existe entre o velho e novo testamentos? É uma relação de continuidade ou descontinuidade?

Canônica ou não canônica:

Sabemos que temos acesso a diversos materiais da igreja primitiva e da fé de Israel, uma teologia bíblica deve referenciar esse material?

Como a teologia bíblica é construída embasada na comunidade da igreja e da fé, deve-se levar em consideração a dogmática cristã, restringindo para uma abordagem canônica.

Relação com a teologia sistemática:

Existe um grande conflito quanto a teologia bíblica e sistemática. A teologia sistemática reúne com conjunto de informações sobre determinado assunto e organiza em sistemas / categorias.

Vale se atentar para a seguinte questão: Qual o tipo de relação podemos manter entre teologia sistemática e teologia bíblica?

Essas questões descritas acima são perguntas inescapáveis e merecem um pouco de atenção do teólogo bíblico.

Concluindo:

  • A teologia é o estudo de Deus e sua vontade
  • A teologia permite que a pessoa entenda a igreja e a suas doutrinas, além de analisar a relação de Deus com o homem
  • Vimos que a teologia bíblica visa construir um estudo teológico a partir das Escrituras, de forma indutiva.
  • A teologia bíblica teve ponto de partida nos estudos do professor Johann Philipp Gabler
  • A teologia bíblica se divide em teologia do antigo testamento e teologia do novo testamento.
  • O teólogo bíblico deve analisar algumas questões relacionadas com a teologia bíblica

 

 

Receba nossas dicas bíblicas.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

um × 2 =