O que é escatologia bíblica ou a doutrina das últimas coisas?

29

Receba nossas dicas bíblicas.

 Escatologia é provavelmente um dos temas mais amplamente estudados da bíblia, um bom conhecimento sobre essa doutrina é fundamental para todo aquele que ama a palavra de Deus. Contudo, o estudo escatológico não é dos mais fáceis. Certamente, é um dos assuntos mais complexos da bíblia e que traz a tona debate sobre temas extremamente difíceis.

A única verdade absoluta é que o Espírito Santo é o verdadeiro, e único, intérprete, sendo o único que merece toda a nossa confiança no que diz respeito ao conteúdo plausível bíblico.

O que é Escatologia:

Mas afinal o que ela é?

O termo escatologia vem de duas palavras de origem grega:

  • Escathos – últimas coisas
  • Logos – estudo

Assim sendo, escatologia é o estudo das últimas coisas, sendo de caráter fundamental não apresentar nunca interpretações falsas, e assim, evitando questionamentos e especulações sobre as nossas afirmações.

Em II Tm.2.15, encontramos a seguinte afirmação:

manejar bem a Palavra da verdade

E se olharmos para Hc. 2.3, encontramos o complemento do pensamento anterior, onde podemos ler:

Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará e não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará”.

Assim sendo, a escatologia tem sempre em conta a forma que Deus trabalha de forma a mostrar a sua vontade, sendo que ela está expressa na palavra escrita, ou seja, nas escrituras bíblicas.

Assim, respondendo à questão o que é escatologia bíblica, podemos afirmar que é o trabalho de ampliar a revelação divina, tendo como objetivo primeiro o de dar a entender que as escrituras continuam firmes, sempre com uma forte atuação do Espírito Santo de Deus.

De forma a conseguirmos entender o que é o estudo da doutrina das últimas coisas, é necessário conhecermos algumas regras básicas.

A IGREJA COMO REVELAÇÃO DIVINA

A igreja foi um plano traçado de Deus, tendo um caminho a ser percorrido neste mundo com o objetivo de espalhar a fé e as palavras divinas.

Como dizia Paulo:

Deus nos elegeu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele.”

Assim sendo, apenas os que são santos, e filhos de Deus, terão a revelação das coisas que acontecerão brevemente.

DISPENSAÇÕES

  • Dispensação da Inocência – Iniciou-se na criação, terminando na queda de Adão.
  • Dispensação da Consciência – Inicia em Gn. 3, tendo uma duração de cerca de 1656 anos (0 – 1656 a.C), altura do dilúvio.
  • Dispensação do Governo Humano – Inicia em Gn. 8.20, tendo uma duração de 427 anos, altura da dispersão do homem sobre a terra.
  • Dispensação Patriarcal – Inicia-se com a aliança de Deus com Abraão em 1963 a.C e teve duração de 430 anos.
  • Dispensação da Lei – Inicia-se em Êx. 19.8, na altura em que Israel proclama que tudo o que Deus falou, eles iriam cumprir. Tem duração de 1430 anos.
  • Dispensação da graça – Inicia com a morte e ressurreição de Cristo, terminando com o arrebatamento da Igreja, embora os seus efeitos continuem até ao Apocalipse.
  • Dispensação do reino – de acordo com a escritura, esta terá uma duração de 1000 anos. É também designada de dispensação do Governo Divino. Esta é referente ao futuro, e acontecerá logo depois do julgamento das nações, e imediatamente antes do Juízo do Grande Trono Branco.

Para sabermos o que é escatologia bíblica, devemos dar especial atenção a este último ponto, que é onde se encontra a verdadeira essência do entendimento da escatologia.

Tipos de escatologia

Para finalizarmos o entendimento do assunto, é ainda importante referir que existem quatro tipos de escatologia.

  • Escatologia consistente – Todas as ações e doutrina de Cristo têm caráter escatológico, tendo como preocupação ensinar os seus discípulos, mas como preocupação primordial era a salvação dos Homens.
  • Escatologia idealista – Aqui se faz uma relação entre a escatologia bíblica e as verdades infinitas. Estes afirmam que a doutrina das últimas coisas não tem qualquer efeito na história dos Homens, relegando-a à condição de utopia.
  • Escatologia individual – Estuda apenas as coisas que dizem respeito ao indivíduo, de forma exclusiva.
  • Escatologia realizada – Defende que as previsões escatológicas já foram todas cumpridas nos tempos bíblicos, e que nenhuma expectativa profética irá acontecer no futuro.
Espero que tenha entendido o que é escatologia bíblica ou a doutrina das últimas coisas, e não deixe de estar ligado em nosso blog. Muitas novidades estão por vir.

Esse conteúdo faz parte do nosso curso de teologia a distância.

Receba nossas dicas bíblicas.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

1 × três =