Curso de teologia a distância

Teologia é o estudo sobre Deus. Ao estudar teologia a pessoa adquire um amplo conhecimento bíblico de vários acontecimentos da palavra de Deus.

O perfil de um seminarista:

Quem entra no estudo teológico geralmente visa compreender os mandamentos de Deus, bem como possuir um conhecimentos mais profundo da bíblia, além de entender o contexto e a história das igrejas.

Mas afinal de contas, o que um curso de teologia a distância deve ensinar? é o que veremos a seguir.

Estudar a bíblia e sua divisão:

Quando estudamos teologia aprendemos a divisão da bíblia, como o novo testamento é formado, como o velho testamento é formado. Além disso, entendemos o contexto histórico de cada livro, percorrendo em uma análise profunda sobre cada um.

Estudar o surgimento e fundamento da religião: 

Estudar como surgiram as igrejas e como elas são formadas hoje em dia é muito importante. Isso amplia nossa visão e nos permite entender a forma de pensar de cada igreja, de cada religião.

Homilética: 

Homilética visa ensinar ao aluno preparar pregações bíblicas. Quando a pessoa consegue aplicar bem a homilética, ela consegue ser clara e objetiva com o público que está ouvindo.

Hermenêutica: 

Esta se refere a forma de interpretar e explicar um texto. Aplicar hermenêutica na Bíblia consiste em estudar as escrituras e entender o que cada palavra, versículos e capítulos significam.

Temos na bíblia muitos textos difíceis de compreender, por isso a hermenêutica se torna bem importante para as pessoas que estão ouvindo uma pregação.

Hermatiologia:

É um estudo do pecado e de suas origens e conseqüências. Aqui o aluno entende o surgimento do pecado e a sua relação com o homem.

Seitas e Heresias: Muitos cursos de teologia possuem em sua grade curricular um estudo explicando o conceito de seitas e heresias. Permitindo que a pessoa entenda como são as coisas que não agradam a Deus e como as pessoas podem ser enganadas através de entidades que transmitem suas seitas.

Exegese Bíblica: É uma análise e explicação cuidadosa de um texto. A exegese bíblica visa interpretar gramaticamente e sistematicamente as escrituras sagradas. 

Observação: Exegese e hermenêutica são muito utilizadas quando referimos à interpretação das escrituras. É comum existir uma confusão entre os dois termos, uma vez que representam significados parecidos. Porém a hermenêutica é mais ampla, pois além de analisar o texto analisa também o contexto, considerando o momento histórico, fator social, cultura, dentre outros elementos.

Epístolas Paulinas: 

É realizado um estudo mais aprofundado sobre os livros escritos pelo apóstolo Paulo. Proporcionando um entendimento das orientações transmitidas por ele para as igrejas.

Livros apócrifos: Para estudiosos evangélicos, os livros apócrifos são aqueles que não foram inspirados por Deus. Na teologia, são ótimas fontes documentais para compreensão da história, e cultura dos Judeus. Pode ser útil também para entender acontecimentos entre o Velho e o Novo Testamento.

Paracletologia:

É o estudo do Espírito Santo. A palavra Paracletologia vem de “Consolador e estudo”. Estudar a doutrina do Espírito Santo é muito importante para o desenvolvimento de nossa vida cristã.

Apologética:

Apologia significa “dar uma defesa”. A apologética cristã é a disciplina que apresenta defesa da fé cristã. A missão principal é combater os falsos professores que promovem doutrinas falsas e acabam negando o verdadeiro sentido da fé.

Vale ressaltar que para defender a fé cristã nunca devemos tentar convencer a pessoa sobre a verdade usando de arrogância ou desrespeito. É preciso provar tudo através da palavra, mantendo a humildade de Cristo.

O que um curso de teologia a distância deve ensinar

Fazer um curso de teologia nos capacita de forma que possamos transmitir a palavra de Deus com propriedade.

Além disso, podemos ter conhecimento para discordamos ou concordamos com aquilo que ouvimos.

O que um curso de teologia deve ensinar:

Além disso, um curso pode incluir em seu plano de ensino os seguintes assuntos:

  • Profetas Maiores
  • Profetas Menores
  • Missiologia
  • História do Cristianismo
  • Didática
  • Ministérios Eclesiásticos
  • Livros Poéticos
  • Livros Históricos
  • Batalha Espiritual
  • Doutrinas Bíblicas
  • Estudo da Fé
  • Ética Cristã
  • Hebraico
  • Geografia Bíblica
  • Filosofia da Religião
  • Panorama Bíblico
  • Epístolas Gerais
  • História de Israel

Palavra final sobre o curso de teologia online

Um curso de teologia online não deixa de ser um curso de teologia. A única coisa que muda é sua forma de aprendizado. Decerto nem todos vão se adaptar à essa metodologia a distância, mas aqueles que conseguirem poderão ter acesso a muito mais conteúdo do que aqueles que se limitam a sua região.