Como memorizar versículos da Bíblia

A palavra de Deus é fonte para nossa vida, instrução para vivermos. Ter a palavra de Deus em mente, nos ajudará quando não soubermos o que fazer, nos fortalecerá em momentos difíceis, nos dará sabedoria diante de qualquer situação. Seria muito bom ter a Bíblia gravada em nossa mente.

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Josué 1:8

Por mais que você tenha uma memória muito boa, memorizar a Bíblia será uma tarefa praticamente impossível, já que ela contém 31.105 versículos (Almeida Revista e Corrigida). São muitas palavras e diante dessa riqueza, podemos memorizar pelo menos alguns.

Para esse processo de memorização, podemos seguir algumas etapas:

1) Escolha os versículos que deseja memorizar.

Nesse processo, lembre-se de escolher versículos evangelísticos, já que pode ter a oportunidade de evangelizar alguém a qualquer momento.

como decorar a bíblia

2) Escolha a versão bíblica que pretende usar no processo de memorização.

Além de escolher a versão é importante também utilizar a mesma bíblia. O fato de se acostumar com os locais facilitará a sua mente aos versículos bíblicos.

3) Não comece tentando memorizar vários versículos de uma vez.

Comece separando um versículo e lendo o capitulo que ele está inserido para entender o contexto e não usá-lo de forma errada. Leia o versículo e o repita lendo em voz alta, isso deve ser feito todos os dias, semanalmente, até observar que está bem gravado na sua mente. Contudo, sempre será possível relembrá-los, pois corre o risco de esquecê-los.

4) Estipule uma rotina de memorização.

decorar a biblia

Estipule um período do dia para praticar os versículos treinados. Comece falando aqueles que já decorou, depois prossiga para aqueles que estão em estudo.

Decorar os versículos a bíblia exige comprometimento.

5) Utilize as ferramentas que se enquadram a você

Há pessoas que acham importante colocar os versículos na porta da geladeira, no espelho, dentro da carteira, enfim, se optar por fazer isso, saiba que esse é um procedimento adicional, para memorizar terá que seguir as etapas anteriores. Isso vale também para o número de repetições, cada um sabe quantas vezes são necessários para sua mente gravar as informações.

6) Recomece se necessário

Se tem algum versículo que não consegue memorizar, volte nas etapas iniciais e recomece.

7) Faça isso se realmente tem interesse.

Se você não tiver realmente disposto e interessado em realizar o processo de memorização, não o faça. Tudo na nossa vida flui de uma forma melhor quando fazemos com amor. Memorizar pode ser muito fácil para alguns, porém muito difícil para outros, quando feito por obrigação, se torna pior.

8) Ressalte palavras chaves

No processo de memorização, é interessante selecionar palavras que ajudarão a lembrar das demais.

9) Escreva os versículos

Além de falar é válido escrever os versículos. É interessante escrever várias vezes.

10) Pratique sempre

Recite os versículos ao acordar, antes de dormir, tomando banho. Sempre que possível exercite o que aprendeu.

Tudo o que conseguirmos memorizar serão ferramentas acessíveis em nosso cérebro para utilizar em prol do reino de Deus e também em prol da nossa própria vida. Mantenha o foco e seja disciplinado, certamente terá resultados surpreendentes.

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” Deuteronômio 6:6-9

Deus te abençoe.