Como dirigir um culto a Deus

Como dirigir um culto a Deus

Antes de tudo, dirijo-me a você, meu irmão, com a seguinte indagação: onde está a motivação do seu coração? É muito nobre e digno de admiração você querer aprender como dirigir um culto a Deus, porém é necessário que você o faça com o coração certo. Mateus 6:21 “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. “

Nós precisamos de pregadores da palavra de Deus que temam ao Senhor. Que ao subirem naquele púlpito, o façam com reverência. Que entendam que pregar a palavra de Deus exige reverência e responsabilidade sempre tendo consciência que Jesus é o verdadeiro pastor do rebanho. Feitas essas considerações, vamos ao que interessa, conselhos práticos, mas em total consonância com a bíblia:

11 conselhos bíblicos sobre como dirigir um culto debaixo do poder de Deus

1) Prepare-se com antecedência;

Prepare-se antes do culto: em oração, peça ao Senhor que Ele revele aquilo que você deve pregar. Peça que você seja somente um canal livre por onde corre a mensagem de Deus. Feito isso medite sobre os textos que Deus falar ao seu coração, aprofunde-se neles. Entenda seu contexto, entenda para quem foi dito e por quê. Esteja determinado a sair do seu devocional somente quando cavar bastante o coração de Deus. Tenha em mãos, se possível, mais de uma tradução bíblica como: Nova Versão Internacional, King James e a clássica versão Almeida. Se souber ler no grego ou hebraico, ótimo. Ter um dicionário bíblico e uma teologia sistemática ajuda muito. Feita a oração, escolhido e estudado o texto, hora de fazer o resumo. Não hesite. Os melhores pastores têm sua “cola”. Então, faça sim um breve resumo, colocando o assunto em tópicos e pequenas anotações ao redor. Não hesite, os melhores pastores e líderes cristãos que conheço têm sua “cola”. Antes de subir no púlpito releia os tópicos

pregar a palavra

2) Louvores e corinhos:

reuna-se antes do culto com os irmãos do coral, exponha a eles suas expectativas e fale brevemente sobre a palavra de que Deus colocou em seu coração. Peça que eles cantem louvores relacionados à pregação a ser ministrada.

corinhos

3) Quebra de gelo: se você é conhecido na congregação, pule essa parte. Se não é conhecido, apresente-se, tenha um sorriso nos lábios conte alguma situação engraçada que ocorrera com você ha pouco tempo e tenha alguma relação com a igreja local. Mesmo que a mensagem a ser ministrada seja mais séria, isso fará com que as pessoas estejam mais receptivas a você.

4) Faça menção aos visitantes do culto, proporcione uma calorosa recepção peça que os irmãos os cumprimentem.

5) Uma vez de posse do microfone, consagre novamente esse momento ao Senhor. Peça que os ouvintes orem juntos com você e intercedam a Deus que toda barreira espiritual seja lançada fora e que somente a mensagem de Deus possa penetrar cada mente e coração.

6) Leitura da bíblia: convide os irmãos a lerem o texto com você, incentive que eles mesmos vejam que o ensinamento provém da palavra de Deus e não de você.

7) Vá iniciando aos poucos, contextualize a passagem bíblica aos ouvintes.

8) Tente exemplificar o que você quer ensinar. Exemplos são poderosos meios de comunicação.

9) Conclua com o ponto principal do texto. Aquele que faz que todas as pontas soltas estejam amarradas e que vai fazer as pessoas sairem dali com algo para praticarem.

10) Faça convite ao arrependimento. Todo dia precisamos nos arrepender de nossos pecados. Termine o culto convidando a todos para prosseguir no conhecimento de Jesus. Agradeça a oportunidade.

11) Ore encerrando.